Ciclismo
Ciclismo


Only Bike Evolução das Bicicletas

VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS  =  >>>>>  BICICLETAS / PATINS / SKATES / PATINETES / TRAÇÃO HUMANA E ANIMAL / CARRINHOS DE RECICLAGEM / Etc...

LEGISLAÇÃO:

A nossa legislação de trânsito trouxe consigo uma série de inovações, todos elas buscando a redução dos índices de acidentes de trânsito.Tanto que em seu artigo 105 traz alguns equipamentos de uso obrigatório, inclusive para bicicletas em seu inciso V, "para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo ."

Em seu artigo 58 diz: "nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos das pista de rolamento, no mesmo sentido da circulação regulamentado para a via, COM PREFERÊNCIA SOBRE OS VEÍCULOS AUTOMOTORES."

A bicicleta é um veículo de tração humana e sendo assim deve abster-se de transitar nas calçadas, exceto quando o ciclista estiver desmontado empurrando a bicicleta, momento em que se equipara ao padestre em direitos e deveres, segundo o artigo 68 do mesmo código.

Há também no capítulo XV as infrações àqueles que desrespeitam as normas de trânsito, entre elas a do artigo 201 "Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas" ou ainda a do artigo 220 " Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança de trânsito: inciso X I I I - ao ultrapassar ciclista "

Como podemos ver todos os componentes do complexo sistema de trânsito contam com direitos e deveres, e a nós ciclistas só nos resta cumprir com as nossas obrigações e torcer para que os motoristas também cumpram a sua parte ! ! !

http://www.cab.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=411&Itemid=2

 

X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X

 

DICAS - SEGURANÇA DE CICLISTAS

A seguir damos algumas maneiras fáceis de dividir a rua em paz, e acima de tudo, fazer com que os motoristas amistosos continuem assim. Essas dicas são especialmente eficazes para os ciclistas que ainda estão desenvolvendo a confiança, a forma e a habilidade de manejar a bicicleta.


Mantenha a Direita Mantenha a DireitaA regra mais elementar de divisão do espaço na rua é também a mais negligenciada. Se houver uma faixa larga e desimpedida, use-a. Tirando os buracos, bueiros, carros estacionados, vidro, cascalho à direita. Uma coisa que sempre irrita os motoristas é um ciclista andando no meio da rua, sem motivo aparente.

 

Bom Senso ao Andar Lado-a-Lado Com Alguém Cuidado ao Pedalar em Dupla É certamente agradável andar lado-a-lado com uma companhia e conversar. Porém, as condições das ruas e do tráfego podem ocasionar um acúmulo de carros atrás de você que o ultrapassarão perigosamente quando poderiam fazê-lo de modo suave. No geral, é melhor restringir passeios lado-a-lado a estradas secundárias, sem movimento ou em ciclovias.

 

MOTORISTA:

Cuidado Com as Bicicletas Motorista - Cuidado com o Ciclista   Não "feche" o ciclista!  A bicicleta também tem seus direitos no trânsito. Enquanto não há alamedas especiais para elas, é preciso manter coexistência pacífica. Afinal, motoristas e ciclistas são seres humanos.

E os filhos dos motoristas também gostam de andar de bicicleta. E muitos podem estar nas ruas, agora.

CICLISTA:

Respeite os Motoristas Ciclista - Respeite o Trânsito...  É claro que quem anda de bicicleta adquire um equilíbrio perfeito. Mas não exagere: não ande sem as mão; não faça piruetas; não fique ziguezagueando entre os carros; não corra além dos limites de segurança; não provoque acidentes.
Colabore com a coexistência pacífica entre motorista e ciclistas. Colabore para a melhoria do trânsito.

Respeite os Pedestres Ciclista - Respeite o PedestreVocê quer ser respeitado pelos motoristas?
Então, respeite também os pedestres.
Não ande sobre as calçadas. Não avance sinais. Tenha cuidado com as crianças que brincam pelas ruas.
Respeite para ser respeitado

Seja Previsível
Mantenha uma linha reta ao passear e use sinais de mão ao virar ou mudar de faixa. Se você andar desordenadamente, é difícil para os motoristas saber quando passar. Eles podem deixar várias oportunidades seguras passar antes de se desesperarem e tentarem uma manobra perigosa.
Sinais de mão é uma gentileza e importante para a segurança.
Os motoristas sentem-se mais seguros com ciclistas que comunicam suas intenções.

Evite Ruas Movimentadas
É incrível como se vê ciclistas em estradas movimentadas, fazendo provocações a motoristas já nervosos. Uma rota alternativa não precisa ser uma rua residencial com sinais de "pare" a cada quarteirão, ou então uma ciclovia cheia de cacos de vidro e de gente fazendo Cooper.
Examine um mapa de sua área e, provavelmente você encontrará uma rua relativamente quieta que o levará ao seu destino.


 

Torne-se Visível Ciclista Visível    Em ocasiões em que os motoristas possam não vê-lo prontamente (um dia nublado, por exemplo) é cortês e de bom senso usar roupas de cores brilhantes. Os motoristas nunca se culparão ao atravessarem seu caminho se você estiver com roupas muito comuns. Injusto, sim; mas você pode aumentar bastante sua segurança vestindo roupas visíveis.
À noite, é outra história. Os motoristas que encontram ciclistas com roupas escuras, sem luzes e refletores, estão corretos em considerá-los uma ameaça.

Cuidado Com Atitudes Provocativas Ciclista - Cuidado com Atitudes Agressivas   
Com a luz do semáforo vermelha, até mesmo os motoristas amistosos podem irritar-se com um ciclista que fica andando em círculos a sua frente. Muitos consideram isso um desafio ao seu direito de passagem, mesmo se você não fizer com essa intenção. Da mesma forma, se você encostar-se em um carro, tenha em mente que muitos motoristas consideram seus carros como extensões de si mesmos. Você não gostaria que alguém se debruçasse na sua bicicleta não é?  Até mesmo pequenos gestos podem ser mal interpretados. Infelizmente, alguns já tiveram más experiências com ciclistas e, por isso, já estão "esquentados".

Retorne o Favor = Os ciclistas agradecem pequenos favores inesperados por parte dos motoristas. Por exemplo, sinalizamos nosso agradecimento ao motorista que nos deixa ultrapassá-lo. Tente retornar o favor. Você pode, por exemplo, deixar o motorista fazer uma curva à sua frente. Quem sabe? Esse motorista pode ser mais condescendente com o próximo ciclista que encontrar.

Obedeça Aos Sinais de Tráfego = Provavelmente não há nada que irrite mais um motorista do que ver um ciclista alegremente ultrapassar um sinal fechado, sem ao menos reduzir a velocidade. "Quem aquele cara pensa que é?" , é a reação mais comum e, por extensão, todos os ciclistas sofrem. Se quisermos ser tratados com cortesia e respeito ao motorista, agir como se fôssemos superiores não irá melhorar as coisas. E, pela lei, temos os mesmos deveres que os motoristas. Ao ultrapassar um sinal vermelho ou cometer qualquer infração do trânsito você pode ser multado, portanto dirija a bicicleta como você dirige o carro.

Dicas Para Aumentar Sua Segurança em Meio ao Trânsito:

· Dirija sempre pela direita. Siga o fluxo do trânsito.
· Seja previsível. Mantenha uma linha reta, mude de direção sem virar e use sinais de mão ao virar.
· Obedeça a todas as leis de trânsito.
· Preste atenção. Use seus sentidos (olhos e ouvidos) para alerta-lo sobre possíveis perigos, a tempo de evitá-los.
· Faça valer seus direitos. Não permita que os carros o force contra carros estacionados ou o meio-fio. Você tem direito à faixa.
· Dirija defensivamente. Fique atento aos carros que aparecem de repente ou viram à esquerda na sua frente. Se você previr o pior ele raramente acontecerá.
· Grite. É a maneira mais eficaz e rápida de avisar a um motorista que ele está pondo você em perigo, ou para alertar um pedestre distraído. (A finalidade do GRITO é ‘Alertar’, portanto não seja verbalmente agressivo, não faça gestos obscenos, não acrescente palavrões etc)
· Manter a bicicleta em condições de uso, verificando periodicamente as regulagens e lubrificações necessárias, nas partes mais sujeitas ao atrito.
· Nunca usar óleo de cozinha (comestível) na bicicleta: em hipótese alguma.
· Jamais trafegue pela contramão, ao contrário que se pensa, os riscos de uma colisão são bem maiores.
· Portar sempre os documentos pessoais, inclusive com condição de problemas de saúde, caso existam.
· As regras de trânsito estabelecidas, devem ser acatadas pelo ciclista, uma vez que não exista uma legislação específica para uso de bicicletas.
· Quando usar a bicicleta, procure vestir roupas leves e coloridas para que o ciclista seja visível quando em circulação. Essa atitude auxilia muito a segurança.
· Prestar muita atenção nos veículos estacionados, pois existe a possibilidade de uma porta ser aberta de forma repentina.
· Cuidado com as grades de respiro e bueiros, colocadas nas ruas. Muitas vezes, o espaçamento entre as barras é grande, o que pode ocasionar sérias quedas.
· Portar algumas ferramentas básicas, ajuda muito (alicate, chave de fenda, grifo, chave inglesa e remendos de pneus). Observando esse detalhe, você nunca vai ficar na rua.
· Portar uma caramanhola (garrafa para uso em bicicleta), contendo água ou energizante, aumenta a autonomia do ciclista.
· Para evitar roubos, leve sempre uma corrente com um cadeado ou trava de segurança, para amarrar a bicicleta num poste ou local mais conveniente.
· Seja sempre gentil e nunca emita palavrões, mesmo em situações desrespeitosas ao ciclista. "Somos" diferentes e a nossa imagem deve ser preservada.

FONTE: CALOI e Multitrânsito  = 
http://www.transitobr.com.br/index2.php?id_conteudo=43

 

X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X

SEGURANÇA DE CICLÍSTAS

 

Bicicletas e patinetes, bem como quaisquer veículos não   motorizados, são frágeis e vulneráveis. Tem, portanto, preferência sobre   os demais veículos automotores.

Os Motorista Devem:

=Dar a preferência e   facilitar a passagem de ciclistas e usuários de outros veículos não   motorizados, em cruzamentos e conversões à esquerda e à direita.

=Manter distância lateral de   1,5 metros.

=Conferir   constantemente pelos retrovisores, com especial atenção para os “pontos   cegos”.

=Tomar o maior   cuidado ao abrir as portas do veículo, quando estiver estacionado ou parado,   em congestionamentos ou cruzamentos.

=Entender que, à   noite, é ainda mais   difícil notar os ciclistas, pois muitos ainda não usam os   refletivos previstos em lei.

=Anunciar a presença com leves   toques de buzina.

Os Ciclistas Devem:

=Equipar a sua   bicicleta com dispositivos refletivos de segurança.

=Usar o capacete   adequado. Mesmo pequenos acidentes podem resultar em traumatismos cranianos.

=Não utilizar fones   de ouvido. Usar a audição exclusivamente para os sons do trânsito.

=Conscientizar-se da   sua fragilidade.

=Trafegar   preferencialmente por pistas exclusivas (ciclovias).

=Ser previsível,   certificando-se de que está sendo visto.

=Nas calçadas,   praças e calçadões, desçer e empurrar a bicicleta qundo estiverem trafegando   em calçadas, praças, calçadões, centros comerciais como mercadões, feiras,   camelódromos, etc.

=Não transporte   cargas inadequadas ou passageiros fora da garupa.

=Não pegue carona na   lateral de ônibus, caminhões, motos ou qualquer outra espécie de veículo   motorizado ou não.

=Mantenha fila única quando estiver em grupo.

=Mantenha as mãos no   guidom e os pés nos pedais.

=Sinalize suas   manobras com antecedência.

=Esteja atento às   portas dos carros estacionados.

=Preste atenção no   desembarque de passageiros dos ônibus.

=Tenha atenção com   saídas de garagem.

=Não tome bebidas alcoólicas se for andar   de bicicleta.

=Pedale no lado   direito da via e no mesmo sentido dos carros.

=Preste atenção em   crianças e idosos e animais.

=Use roupas claras   ou refletivas quando pedalar à noite.

=Não transporte   crianças pequenas.

=Não seja um exibicionista no trânsito, soltando as mãos do   guidão, empinando a bicicleta com o intuíto de andar sobre apenas sobre um   dos pneus e coisas do genêro (artístico/circense).

X=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x

 

PORQUE 1,50 METROS   DE DISTÂNCIA?

 

Há a seguinte informação (LEI) no   capítulo XV as infrações àqueles que desrespeitam as normas de trânsito, entre elas a do artigo 201:   "Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas", e no artigo 220: "...reduzir a velocidade do veículo   de forma compatível com a segurança de trânsito: inciso X I I I - ao ultrapassar   ciclista "

PORQUE 1,5M   (150cm)(No Mínimo!)

Por Que... 1,5m é   uma distância importante para que o carro não esbarre no ciclista caso ele se   desequilibre ou precise desviar de um buraco, de uma irregularidade do   asfalto ou de alguém que começa a atravessar a rua sem olhar.

Também saberia que não é possível manter uma trajetória   continuamente reta e totalmente previsível com uma bicicleta, principalmente   em nossas vias esburacadas, com asfalto irregular, caçambas estacionadas,   motoristas abrindo a porta do carro sem olhar e carros saindo de garagens sem   se preocupar com ciclistas.

A lei do 1,5m (art. 201 do CTB) visa acima de tudo a segurança   viária. Essa distância não foi tirada da   cartola... Nos exemplos   acima, frear pode significar uma queda, que também precisa de 1,5m de   segurança para não se transformar em tragédia.

 

 

 

 

 

É importante, prescendível, necessário e oportuno que o usuário de Bicicleta (Veíc. De Tração Humana)-(Veículo e/ou Transporte Não Motorizado = Bike, Patins, Roler, Skate, Patinete, Carrinhos de Reciclagem...) entenda de modo consciêncioso que:

= Enquanto transita de bicicleta, ele é um ciclista e não um motociclista e muito menos um motorista!

= A bibicleta se desenvolve de maneira totalmente diferênciada dos demais veículos (motorizados). Ela acelera... Mantém a velocidade... Desacelera... Freia (Breka) com pneus distintos e/ou em conjunto... Pára... Solta a Tração (Corrente) com facilidade travando a roda trazeira  e/ou causando falsa pedalada (Pedalada em Vão) que pode propositar uma queda imediata.

Em virtude disso tudo e mais um pouco é possível se observar que existe uma estreita relação entre o ciclista e o trânsito/tráfego e que portanto ambos e/ou TODOS tem de demonstrar respeito e consideração mútua.

=Grande parte dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas são responsabilidade do próprio ciclista.

=Mais de 90% dos acidentes envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos e conversões

=Em menos de 1% dos acidentes o ciclista sofre uma colisão traseira

=Transitar de bicicleta na contra-mão aumenta muito a possibilidade de acidente com seqüelas graves ou morte

=O ciclista que veste roupas claras ou chamativas, que  sinaliza suas intenções, que obedece e respeita as leis e regras no trânsito e que transita de modo defensivo e precavido  diminui sensivelmente a possibilidade de acidente.

=Do mesmo modo como ocorre com os veículos motorizados, boa parte dos acidentes são causados por falha na manutenção da bicicleta.

=Se sua habilidade com a bicicleta não é boa e você tem que cruzar uma via muito perigosa ou cheia de obstáculos, cruze-a a pé, empurrando a bicicleta.

O CICLISTA EM RELAÇÃO AO MOTORISTA

=De quanto espaço o motorista precisa para frear?

=Para onde o motorista está olhando?

=Procure olhar no olho do motorista ou pedestre. E se por acaso não for possível vêr os olhos do motorista, olhe para as rodas dianteiras do veículo. Procure antecipar a reação do trânsito: Olhe Longe; Pense Adiantado.

OQUE NUNCA O CICLISTA DEVE FAZER

=Não Transite na contra-mão, a não ser que esteja sinalizado.

=Não transite onde o motorista / pedestre não o pode ver. Nunca “Entre Com Tudo” nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos.

=Jamais force uma situação contra um carro, moto ou ônibus.

=Não transite muito próximo do meio fio.

=Não fique olhando para trás o tempo todo. Olhe somente o tempo necessário para perceber o trânsito no caso de necessidade de mudança de direção ou faixa. Utilize o seu retrovisor e preocupe-se com o que está ou vem pela frente

=Não use walk-man, rádios, celulares ou qualquer outra espécie de equipamento que possa gerar distração.

SEJA PRECAVIDO

=Transite de forma que seu comportamento transmita segurança aos outros.

=Em ‘declives’ (Grandes Descidas/Fortes), evite deixar a bicicleta correr demais. Tenha-á sob seu controle.

=Atenção... Cuidado, muito cuidado com mudanças de piso e suas diferentes aderências e com o que pode estar sobre ela como: areia, óleo, água, pedriscos, buraco, lixo, etc.

=Saiba que tampas de bueiro em aço, sinalização pintada no solo e em especial as pinturas amarelas nos ”Redutores de Velocidade” como ‘lombadas’; escorregam muito principalmente quando estão úmidas.

=Durante uma chuva ou então quando perceber que o chão é escorregadio diminua a velocidade e procure manter a bicicleta sob controle.

=Sob chuva a visibilidade de TODOS (Condutores de Veículos Motorizados ou Não Motorizados, de Tração Animal e de Pedestres e Até de Animais) fica prejudicada e reduzida.

=Aqueles que utilizam Bicicleta com Marcha devem estar sempre com a marcha correta engatada e antes de parar a bicicleta nos cruzamentos engate uma marcha que lhe permita arrancar rápido.

=SEMPRE respeite o pedestre, o motorista e as Leis e Regras de trânsito.

PARA O MOTORISTA

=Faixas de rodagem são calculadas para a passagem de um veículo por vez

=A maioria dos motoristas não pedala, portanto não sabe como a bicicleta se comporta em movimento

=A diferença de velocidade entre uma bicicleta e um automóvel é grande e o tempo de reação do motorista é baixo

=Motoristas precisam prestar atenção em muita coisa ao mesmo tempo. A bicicleta é visualmente o menor dos veículos no trânsito, portanto o mais difícil de ser percebido

=Motoristas de qualquer veículo grande não tem uma boa visibilidade externa, portanto o ciclista deve guardar distância

=Um carro ou uma moto freiam mais rápido que uma bicicleta

=A bicicleta desaparece no ângulo formado pela coluna de um carro

PARA OS PEDESTRES

=Pedestres tem prioridade sobre ciclistas. Lembre-se que você também é um pedestre. Respeite para ser respeitado

=Um pedestre pode mudar de direção de maneira muito brusca. Aproxime-se devagar, avisando sua chegada e passe guardando distância.

=Patins, patinetes e skates também mudam de direção muito rápido.

=Cachorros e gatos (Eqüinos, Bovinos e Caprinos em Algumas Localidades) tem reações inesperadas. Evite assustá-los.

=Árvores podem ocultar raizes e galhos perigosos.

 

X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=X=x=x=x=x=x=x=x=x

 

 

 

 

 

 

Translate this Page
VOTE AQUI
Redução da Jornada de Trabalho p/ 40 Hrs/Semana
SIM= Sem Redução Salarial
SIM= Com Redução Salarial
NÃO
NÃO SEI RESPONDER
TENHO DÚVIDAS
SOU NEUTRO
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (403 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...